EMEB ANA
TEREZA ARCOS KRAUSE
PROFESSORAS
– LEILI E MARLENE
1º ANO A, B e C
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: CABRITOS, CABRITÕES
DURAÇÃO: 15
DIAS
OBJETIVO GERAL: Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita, na
aquisição da leitura e da escrita convencional. Bem como resolver as atividades
propostas com exatidão.
Língua portuguesa
Objetivos específicos:
- Estimular
nas crianças o prazer de ler.
- Localizar informações específicas no texto;
- Ampliar a relação grafema/fonema de palavras não canônicas.
Conhecimentos
prévios
1. Apresentar
a ilustração da capa do livro e questionar sobre o que eles acham que o livro
trata;
2.
Observando as ilustrações da capa, vocês
sabem dizer como pode ser o título dessa história?
3.
Será que o título do livro nos dá pistas
sobre os personagens?
4.
Ler o título e folheá-lo mostrando às
ilustrações internas do livro as crianças.
METODOLOGIA
Ø Apresentar
a biografia do autor, a editora o ano e quem o ilustrou;
Ø Ler a história
e mostrar as ilustrações.
Questionamentos
orais sobre a história:
Ø Será que os
cabritos conseguirão atravessar a ponte? E chegar até o campo com capim verde?
Ø Porque será
que os cabritos têm medo de atravessar a ponte?
Ø O que será
que os cabritos planejaram?
Ø Será que o
plano dos cabritos dará certo?
Ø Quem
atravessou primeiro a ponte?
Ø Porque o
ogro deixou o cabrito cabritão pequeno atravessar?
Ø Quem
atravessou depois do primeiro cabrito? Porque o ogro o deixou passar?
Ø Quem
atravessou por último? E como ele conseguiu atravessar?
Ø Como foi o
final da história? Vocês gostaram da história? Por quê?
v Separar para
cada grupo, um conjunto de cartelas com as ilustrações dos principais episódios
da história e pedir que eles ordenem de acordo com a história;
v Circular
entre os grupos, intervindo e ajudando as crianças a retomarem a sequência da
narrativa fazendo perguntas:
1.
Como começa essa história?
2.
E depois o que aconteceu?
3.
Quem está presente nessa ilustração?
4.
O que está acontecendo nessa parte da história?
v Pedir para
alguém do grupo começar contando a partir da primeira ilustração selecionada, e
depois os outros grupos dará sequência à narração;
v Ilustração
da história;
v Combinar
com o grupo que haverá um rodízio para levar o livro para casa, onde os pais
irão ler a história para eles; e o outro dia a criança irá relatar sobre a história;
v Relacionar
os animais e seus sons: mostrar tiras onde estarão escritos os sons de cada um
dos cabritos e perguntar a qual deles o som pertence; relacionar as tiras com
as ilustrações correspondentes e completar o nome do cabrito nas mesmas;
v Texto fatiado com os
diálogos entre os cabritos e o ogro;
v Contar quantas palavras tem
em cada tira;
v Ditado de algumas palavras
da história;
v Pesquisar outras palavras
com as inicias de cabrito;
v Acróstico com a palavra
cabrito;
v Produção de texto coletivo
baseado na história;
v Desenvolver atividades com
caça-palavras, cruzadinha, letra inicial e final e quantidades de sílabas.
Matemática
Objetivos
específicos:
·
Comparar os alunos de acordo com os tamanhos;
·
Identificar as cores.
Desenvolver atividades relacionadas ao tamanho:
Ø Formar
grupos de acordo com os tamanhos;
Ø Organizar
os alunos em ordem crescente e decrescente;
Ø Usar a fita
métrica para medir os alunos e montar um gráfico;
Ø Identificar
as cores presente nas gravuras;
Ciências
Objetivos
específicos:
·
Identificar as partes do corpo;
·
Conhecer o que é um animal mamífero e sua alimentação.
Partes do corpo:
Ø Desenhar
alguns alunos no papel pardo e montar um painel;
Ø Recortar e
montar um boneco;
Ø Completar
as partes do corpo.
Os animais
Ø
Questionamentos
orais:
·
De que o cabrito se alimenta?
·
O que é um animal mamífero?
Ø
Pesquisar e recortar alguns animais
mamíferos para montar um painel.
História e geografia
Objetivos
específicos: Localizar informações através do mapa.
Questionamentos
orais:
Ø Onde o
autor mora? Utilizar o mapa mundi para
localização;
Ø Onde
podemos encontrar cabritos?
Ø Você
conhece alguma ponte? Qual ou quais?
Ø Onde
encontramos uma ponte?
Ø Qual a
utilidade de uma ponte?
Ø Desenhe uma
ponte e o que podemos encontrar embaixo.
Avaliação
·
A avaliação
deverá ocorrer ao longo de toda sequência didática, levando em consideração
tanto a participação e interesse das crianças, como a adequação das propostas
pedagógicas;
·
Analisar
a capacidade de atenção e concentração da turma nas atividades propostas;
- Observar
através da oralidade e outros registros (desenhos) a compreensão de cada conceito
trabalhado.
Descritores
Língua Portuguesa: 7- 8-9- 11- 12- 14- 18- 19-20- 21;
Matemática:
1- 6- 8- 12;
Ciências:
3 -4;
História:
6;
Geografia:
3;
Referência bibliográfica:
Cabritos,
cabritões;
Projeto Trilhas
- Caderno de orientações – Histórias de animais;
Secretaria
Municipal de Educação: Matriz Curricular Referencial do 1º ao 9º ano do Ensino
Fundamental.
lindo projeto,
ResponderExcluir